• UP - Gestão e Pessoas

Coaching ou Psicoterapia? Qual processo escolher?



O ser humano é formado pela carga genética, experiências, relações, crenças, dogmas, habilidades comportamentais, competências, propósitos e valores. Pensar apenas no ser individualizado é complexo, quando inserimos esse ser no mundo pode se tornar ainda mais desafiador.


Assim como existem médicos que cuidam da saúde física, engenheiros que cuidam do planejamento e execução, veterinários que cuidam dos animais, nutricionistas que cuidam da alimentação, existem os psicólogos e coachs que cuidam da mente e do comportamento.


Como o arquiteto e o engenheiro que trabalham no ramo da construção e edificação são importantes, mas atuam com vertentes diferentes, assim também acontece com o Psicólogo e Coach.


Então não! Coaching e Psicoterapia não são a mesma coisa! Entenda as diferenças e descubra como cada processo poderá te beneficiar.


O Psicólogo, é um profissional formado em Psicologia, um curso dedicado ao estudo do comportamento e funções mentais. Assim como em outras profissões, o Psicólogo pode atuar apoiando em diversas áreas como esporte, escolar, educacional, organizacional, clínica etc. Como a assunto é Psicoterapia, vamos nos atentar ao psicólogo clínico.


O psicólogo clínico se debruça sobre o desejo de autodesenvolvimento, lidar com frustrações, traumas, medos, receios. O profissional tem uma escuta atenta, suspensa de juízo de valor, e com métodos científicos da linha terapêutica, apoiam o paciente a clarificar suas ideias e pensamentos, o conduzindo a uma vida mais leve e realizada.


Sem contra indicações, ao contrário do que muitos julgam, o psicólogo não é somente para quem tem doenças psíquicas. A psicoterapia é indicada para todo ser humano imerso em um mundo complexo e que precisa de um profissional para apoiá-lo a ter uma melhor qualidade de vida.


Já o Coaching é um processo que alia os conhecimentos da psicologia positiva, terapia cognitiva, filosofia, gestão de negócios e estratégica. É ideal para aquelas pessoas que buscam um processo estruturado focado no alcance de metas e objetivos pessoais ou profissionais bem definidos.


O Coach é um profissional certificado por uma escola de Coaching, que possui a metodologia focada no alcance de determinado objetivo. No processo de Coaching é trabalhada a definição e planejamento de negócios e carreira; integração dos negócios e vida pessoal em busca de equilíbrio; ações pontuais para resolução de situações difíceis; aumento do desempenho no trabalho; gestão de negócios ou problemas pessoais; tomada de decisões importantes; estruturação de projetos e estratégias; priorização de ações e projetos ou questões pessoais difíceis e aumento da rentabilidade dos negócios de forma substancial.


O Coaching geralmente é procurado por empresários, gestores, líderes, executivos e profissionais de maneira geral. Também é procurado por pessoas que buscam um processo estruturado para alcançar metas e objetivos e por aquelas que estão em transição de carreira ou em busca de um plano B na vida, seja no aspecto profissional ou pessoal.


Antes de falarmos qual a diferença da Sessão Coaching e da Terapia, vamos falar sobre as semelhanças. Ambos possuem uma escuta atenta e estruturada, suspensa de juízo de valor. São regidos por um código de ética, de atendimento sigiloso, quebrado apenas em caso de risco para o paciente. Avaliam o comportamento, crenças e valores que a pessoa considera para a sua tomada de decisão e que muitas vezes não estão alinhadas ao propósito e qualidade de vida. Apoiam na ampliação da consciência.


Agora chegando ao tema do nosso post, as principais diferenças entre Psicoterapia e Coaching são: A primeira considera o passado, o presente e o futuro. O Coach considera o presente e o futuro. Para ele o passado serve apenas para lições aprendidas. O psicoterapeuta possui como principal instrumento a escuta atenta, técnicas e ferramentas terapêuticas. O coach além da escuta, utiliza de perguntas e ferramentas estratégicas. Para a estruturação do atendimento do coaching, é necessário a definição de uma meta. Caso o Coachee não tenha uma meta definida, será aplicado uma ferramenta para essa definição. Definida a meta, a cada sessão serão construídos planos de ação para o alcance do estado desejado. No caso do coaching de vida é definido uma média de 10 sessões. Já a psicoterapia, na sua maioria das vezes, não tem um número específico de sessões.


Sabendo das principais diferenças e semelhanças do Processo Terapêutico e do Processo Coaching, identificando a necessidade de uma ajuda profissional, faça a sua escolha de acordo com o resultado que deseja. Também é importante ouvir a opinião de um profissional para auxiliar nessa escolha. Em alguns casos é possível manter os dois processos simultâneos, já que não são estudos divergentes e sim complementares. O importante é investir no seu bem mais preciso: Você.



0 visualização