• UP - Gestão e Pessoas

O processo seletivo da sua empresa é ágil e moderno?

Todos nós estávamos habituados com o trabalho tradicional que tem por característica ser presencial, porém no contexto atual este paradigma tem se modificado. Não é de hoje que se houve falar nos termos “trabalho remoto”, “teletrabalho” ou “home office”. Não podemos negar que é uma tendência e a cada ano ganha mais adeptos. Mas como é possível se ter um recrutamento à distância?


O que a equipe da UP pode dizer é que realmente funciona! As novas tecnologias permitiram a implantação desse conceito de trabalho à distância, e o melhor é que não necessariamente há perda da qualidade da avaliação, ao contrário do que muitos podem acreditar.



Você já ofereceu aos profissionais oportunidade de participarem de processos seletivos à distância?


Na metodologia de trabalho da UP as etapas do processo seletivo presencial ou online são as mesmas, porém sofrem algumas modificações na forma de condução. Por mais que as empresas tenham necessidades diferentes e exijam estratégias diferentes para a seleção, existem aquelas ações que são comuns para todos os processos, ou seja, que se adequam para todas as vagas.


Desde o momento de divulgação da vaga, já identificamos a presença da tecnologia nos auxiliando. Para a divulgação utilizamos nosso portal de vagas, sites de empregos, grupos de vagas no WhatsApp, agências de recolocação e as redes sociais - Instagram, Facebook, LinkedIn.


A nossa plataforma de gerenciamento nos dá agilidade e otimização nos processos, já que oferece um rankeamento e evidencia os currículos que mais se adequam aos pré-requisitos da vaga em questão, agilizando o processo de triagem. É importante lembrar que, embora a plataforma seja uma ótima ferramenta, não exclui o nosso olhar criterioso sob o currículo: todos os triados pela plataforma passam pela avaliação humanizada de uma das nossas especialistas.


A partir da triagem contatamos os candidatos via telefone ou WhatsApp para o agendamento das entrevistas. Nesta etapa a UP utiliza programas que são gratuitos para os candidatos participantes, geralmente escolhemos qual a mais adequada em relação à realidade dos candidatos. Durante a entrevista, por ser contato diferente do presencial, nossa equipe faz uma seleção de perguntas que colocam os candidatos à prova sobre suas competências, desta forma conseguimos ter uma visão mais completa dos profissionais avaliados.


A UP também trabalha com dinâmicas, questionários por vídeo, inventários de personalidade e testes psicológicos de aplicação online. Esses são métodos que incorporamos aos processos que tornam a avaliação mais confiável e aumentam a assertividade em nosso processo seletivo. Vale lembrar que nosso time é formado por Psicólogas especializadas em organizações, o que nos permite ter um olhar diferenciado sobre as pessoas.


Durante as dinâmicas de grupos os profissionais são submetidos a uma avaliação comportamental, seja individual ou em equipe. Nestas podem ser verificados diversos aspectos do comportamento, como criatividade, flexibilidade, poder de negociação, planejamento e execução, colaboração com o grupo, capacidade de responder aos imprevistos, entre outros. Embora tenhamos um certo padrão metodológico de avaliação comportamental, cada processo seletivo é único, pois avaliamos a necessidade da empresa e adequamos as ferramentas conforme o projeto de contratação. Como já falamos anteriormente, a UP identifica a necessidade de cada cliente para corresponder de acordo com as demandas. Isto significa que a nossa equipe mantém um banco de técnicas de dinâmicas para identificar várias habilidades. Num contexto de avaliação remota isso não é diferente, pois continuamos realizando as dinâmicas online e em grupo sem que tenham prejuízos quando comparadas ao modo presencial.


Os testes e questionários também são aplicados conforme as necessidades e características da posição. Ao aplicarmos estas ferramentas estamos investigando habilidades, capacidades cognitivas (memória, atenção, inteligência, entre outros), além de conhecimentos técnicos específicos e situacionais. A aplicação e interpretação delas funcionam como reflexo do momento que o avaliado se encontra, é contextual, no entanto é mais uma fonte de validação, isto porque há uma comparação do que foi captado durante as etapas anteriores do processo com os resultados obtidos nos testes e questionários. Atualmente a UP é capaz de fornecer uma avaliação completa com aplicação online destes instrumentos, sem que haja perda na qualidade da avaliação, isto porque não fazemos esta leitura de forma isolada, mas contextualizada de forma a comparar todos os resultados obtidos.


Ao fim do processo e após toda a saga de avaliações é confeccionado um parecer individual sobre cada profissional identificado como apto. Este tem como objetivo oferecer um resumo detalhado acerca do perfil profissional e comportamental, utilizando como base os instrumentos de apoio: entrevista, questionários, testes, inventário comportamental, técnicas de dinâmicas e os demais usados. O parecer visa diminuir dúvidas que possam interferir na decisão final sobre quem será o aprovado para a posição em questão. Os pareceres são disponibilizados por meio de um link de fácil acesso aos clientes solicitantes, possibilitando a abertura para visualização sem precisar fazer Download do conteúdo.


Mas quais são os benefícios do recrutamento online?


Embora a ideia de recrutamento remoto esteja sendo disseminada, é algo ainda visto como “novo” e por isso pode haver algumas dificuldades para enxergar os pontos positivos de um processo neste formato. Não há como negar que o principal benefício de realizar recrutamento à distância seja a agilidade nos processos. Porém há outras vantagens de se adotar um processo remoto.


Por trabalharmos para diversas empresas, comumente temos um número elevado de vagas e consequentemente recebemos centenas de currículos interessados. Agora imagine administrar todos estes currículos em papel impresso ou até por e-mail? Impossível com um mínimo de qualidade! A plataforma de cadastramento de currículos que a UP utiliza, gerencia e atualiza nosso banco de currículos a cada cadastro permitindo a possibilidade de contatos futuros, além de ser ecologicamente mais sustentável para nosso planeta!


Uma grande vantagem para o candidato participante é a possibilidade de poder buscar por um local que seja mais confortável para realizar cada etapa do processo seletivo, além de eliminar possíveis problemas de pontualidade e deslocamento. Ele pode usar este tempo para melhor se preparar para a avaliação, diminuindo a pressão e a ansiedade que normalmente as pessoas podem sentir quando estão sendo avaliadas.


A UP trabalha neste formado desde 2016 e até hoje tivemos ótimos resultados. Portanto, adotar processos cada vez mais flexíveis e com a ajuda da tecnologia pode ajudar em contratações mais assertivas e estratégicas, otimizando tempo e recursos.


Se ficou interessado(a), mas não sabe como viabilizar um processo assim na sua empresa, faça contato conosco. Oferecemos assistência em todas as etapas do processo com foco no melhor candidato para a sua oportunidade.


#processoseletivo #entrevista #dinamicas #testepsicologico #curriculo #recrutamento #selecao #rh #gestaodepessoas #consultoria


1,379 visualizações