• UP - Gestão e Pessoas

Psicologia nas empresas: você conhece esse trabalho?

Ao formar-se, um psicólogo pode atuar em diversas esferas que regem a nossa vida, como por exemplo na educação (Psicologia Escolar/Educacional), esporte (Psicologia do Esporte), saúde mental (Psicologia Clínica), atenção à saúde (Psicologia Hospitalar), trânsito (Psicologia de Trânsito), justiça (Psicologia Jurídica) e trabalho (Psicologia Organizacional e do Trabalho). Todas essas possibilidades são extremamente importantes, no entanto, hoje vamos jogar luz sobre atuação do Psicólogo Organizacional, aquele que está presente nas empresas, local onde passamos maior parte de nossas vidas, o trabalho.



O psicólogo como um especialista em psicologia organizacional e do trabalho tem por responsabilidade estar sempre atento às questões relacionadas à ação humana nas organizações. Desta forma, ele se envolve com seleção de pessoal, retenção e acompanhamento de talentos, monitoramento do clima, treinamento, desenvolvimento de equipes e líderes, estudo e planejamento de condições de trabalho, fica atento aos aspectos motivacionais, plano de carreira, benefícios, participa de intervenções relacionadas à saúde e segurança do trabalhador, além de elaborar políticas e diretrizes de recursos humanos.


Para além destas responsabilidades, é este profissional quem alinha os interesses da empresa e as necessidades de seus colaboradores, com uma visão estratégica de negócios oferecendo o melhor ao seu alcance para que a equipe atinja um bom desempenho, e consequentemente ajude a organização a atingir seus objetivos. As responsabilidades citadas no parágrafo anterior tem por premissa exatamente isso, oferecer um ambiente propício para a saúde e bem-estar das pessoas, visto que há uma tendência de que quando os profissionais estão satisfeitos, têm condições de produzirem mais e com mais qualidade. É papel do psicólogo organizacional fazer a mediação entre os interesses empresariais e a qualidade de vida da equipe.


Para o contexto empresarial, a formação em psicologia possibilita o uso de métodos e técnicas da profissão que são aplicáveis no dia a dia das empresas. A psicologia nos oferece um olhar diferenciado, sendo este mais profundo e especializado acerca do comportamento humano, podendo auxiliar as empresas em suas tomadas de decisões, por terem informações mais confiáveis sobre a equipe e liderança que compõe o seu quadro. Este olhar parte de uma avaliação complexa, comportamentos explícitos e não-verbal, hábitos e até mesmo valores, perceptíveis em nas entrevistas, testes psicológicos, provas, dinâmicas de grupo, por exemplo.


O psicólogo organizacional também viabiliza que a empresa também possa ser marcada pela boa gestão dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho, de forma a promover saúde, prevenir o adoecimento e contribuir para que o trabalho seja um espaço de realização das pessoas.


Ter um profissional como este em sua empresa é um verdadeiro investimento, isto porque investir nas pessoas é investir em seu negócio. As empresas são formadas por recursos materiais e humanos, ambos com grande relevância para seu funcionamento e é esta pessoa capacitada que tornará possível o equilíbrio entre relação trabalhador-organização-trabalho, promovendo um diálogo entre eles.


E você? Tem ou já teve contato com algum psicólogo organizacional? Conte sua experiência pra gente!



11 visualizações